Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

quarta-feira, julho 12, 2006

12/07/2006 Projetos de Aprendizagem (PA)

PROJETO DE APRENDIZAGEM
Estudamos e discutimos sobre projetos, seja de ensino, de aprendizagem, de pesquisa, muitos colegas puderam expressar suas idéias e concepções sobre o tema, sob a coordenação do Prof. Credine. Foi possível observar que cada um tem um posicionamento, uma concepção educacional, adquirida na sua formação estudantil, nos cursos de capacitação em serviço, nas suas reflexão em relação a projeto. Os textos estudados estão postados no grupo PROA01 > módulo > conteúdo do módulo:
O texto aborda sobre a construção de projetos cooperativos, onde os alunos são respeitados em suas diferenças de interesses, tempos e formas de trabalho, níveis de produção intelectual, curiosidade e vontade de aprender.
Esclarece sobre a importância do aluno construir seu problema de pesquisa, ele deve elaborar a questão que o instiga, pois ninguém abandona o que é seu.
O professor assume diversos papéis, nesta proposta de trabalho, ele deve ser um professor pesquisador, organizador, provocador, articulador e orientador no processo de ação-reflexão. Um exemplo é o Projeto Amora.
A base teórica é a proposta construtivista, em sala de aula e em ambientes informatizados, flexíveis, contextualizados, através de processos interativos e investigativos de cooperação. Promove o desenvolvimento de estruturas de pensamentos e esquemas de ação.

DISCUSSÕES:
  • Temos que cuidar para não fragmentar os conteúdos e não deixar a aprendizagem sob o domínio do professor. Este deve trabalhar de forma que o aluno perceba que existe um universo de conhecimentos a partir do tema proposto. A sugestão de pesquisa deve partir do aluno, através de suas curiosidades e necessidades.
  • O princípio do trabalho é a elaboração da questão de investigação. Apesar de ser individual, é no coletivo que trabalhamos melhor, aprendemos mais nas discussões com o colega. Quando não há questionamentos fica evidente a alienação de todos.
  • O grupo deve negociar entre todos qual o direcionamento do tema de pesquisa.
  • Não se deve pesquisar questões que já foram respondidas pelo proponente.
  • No inventário do conhecimento, o grupo vai analisar o que já sabe sobre o tema, as certezas provisórias e buscar as dúvidas temporárias. Quando não está bom o professor deve provocar o aluno com um novo questionamento, ou abordagem do tema, realimentando o processo de pesquisa.
PASSOS PARA O PROJETO DE APRENDIZAGEM (PA)
  • Cada aluno levanta a sua questão de investigação.
  • Listar todas as questões de cada aluno no quadro de giz.
  • Os alunos escolhem com qual tema querem trabalhar, não sendo necessariamente o que propos.
  • Formar grupos de 3 a 6 pessoas.
  • Reunir o grupo e registrar no wiki a questão de investigação, os nomes da equipe, as dúvidas e certezas. (Nosso grupo: Turma 06, grupo 01, s proapr.
  • Elaborar um plano de trabalho para 13 semanas, respondendo: quando e como.
Nosso grupo discutiu o encaminhamento da pesquisa, elaborando os ítens solicitados, sendo importante a participação de todos nos foruns e chats, nas atividades de pesquisa e análise de dados. Hoje tivemos acesso a um tutorial sobre o wiki, disponível em http://proavirtualrs.pbwiki.com/dicas

2 Comments:

  • Rosângela, este relato ficou ótimo, bastante minucioso e abordando com detalhes todos os momentos do dia de hoje. Serve até como referência para quem quiser depois lembrar como as atividades foram desenvolvidas.
    Parabéns, continue assim...
    Abraços, Henrique.

    By Blogger Henrique Monteiro Cristovão, at 6:27 PM  

  • Super color scheme, I like it! Good job. Go on.
    »

    By Anonymous Anônimo, at 6:37 PM  

Postar um comentário

<< Home