Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

segunda-feira, outubro 23, 2006

ESTÁ DIFÍCIL DE FAZER TUDO COM QUALIDADE...



Olá pessoal, faz dias que venho estudando a noite, mas são tantas as tarefas que não conseguimos fazer nem a metade. Para não dizer que sou chata vejam só o que temos para fazer:


  • PROA 01 - Fórum do PA e conclusão do PA (texto final)
  • PROA 02 - Mapa Conceitual: atividade 5 - comentar o mapa dos outros grupos e responder os comentários do seu grupo de pesquisa.
  • PROA 03 - Fazer o fichamento e postar o resumo. Participar do fórum sobre o método clínico. Análise da intervenção do primeiro texto postado identificando questões de exploração, justificativa e contra-argumentação.
  • PROA 04 - Atividade 3: fórum, sobre os "Mecanismos Perceptivos". Para iniciar a discussão, por favor analisem os 2 vídeos. Considerem que as crianças dos 2 vídeos têm visão e audição normal. Além dos vídeos, por favor leiam os textos: "Diferenças entre percepção e atividade perceptiva", "Para ajudar a análise da entrevista com Alexandra", "A leitura da experiência" e "Percepções, noções operações" que estão publicados na Biblioteca - Material do Professor. Sugestões para reflexão: O que os 2 vídeos nos fazem pensar sobre a percepção? Como pensamos a leitura da experiência? Porque a criança separa as figuras com apenas um critério?
  • Atividade 4 : Vamos revisar como estão nossas dúvidas? Para isso, solicitamos que você manifeste alguma(s) dúvida(s) a partir dos textos estudados e das questões já abordadas nas mensagens dos fóruns, ou seja, manifeste algo que você não tenha compreendido. Faça a postagem de suas dúvidas no formulário do endereço abaixo. Procure redigir a sua pergunta de forma mais clara possível.
  • PROA 05: Foi aberto, mas não começou
  • PROA 06: Atividade 3: pesquisar sobre o tema da monografia. Atividade 4: Pesquisa sobre estudo de caso
  • PROA 07: Atividade 1: leitura de 05 textos. Deverá ser postada no fórum : Atividade 01- Certezas Provisórias sobre PNEEs Suas considerações a respeito do tema. Atividade 02 – Dúvidas Temporárias sobre PNEEs – Suas considerações a respeito do tema.
  • PROA 10: Nele, vamos discutir e analisar formas de avaliar quando utilizamos a metodologia de Projetos de Aprendizagem. Por isso, vocês vão perceber que o trabalho daqui estará em estreita relação com os trabalhos dos seminários PROA01 e PROA02. Esperamos que, ao longo do curso, vocês possam formar uma base metodológica sólida de desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem para que a prática escolar da etapa seguinte seja realizada com as características que marcam essa metodologia, possibilitando, porteriormente, um trabalho monográfico de qualidade. Da mesma forma, acreditamos que o suporte metodológico, que todos os outros PROAs estão desenvolvendo, contribuirá para a prática escolar bem como para a coleta e tratamento dos dados em função da questão que vai nortear o trabalho individual de conclusão. Você já deve ter analisado a avaliação 2 do PROA01 e feito a comparação com a anterior para perceber o seu crescimento. Por isso, estamos solicitando uma auto-avaliação tendo como base as categorias que foram avaliadas assim como os indicadores de cada categoria( legendas da tabela de avaliação). Essa auto-avaliação deverá ser publicada no wiki do PA, em uma nova página chamada auto-avaliação "nome do alunos". Com isso, teremos as auto-avaliações dos componentes de cada grupo para que, nos comentários, façamos uma discussão individual e grupal.
  • PROA 11: ficou só no fórum, acho que precisa de uma oficina trabalhando com cada uma das ferramentas, pois o fórum é enorme, tudo misturado os assuntos e difilmente nos respondem a contento.
  • PROA 12: Aberto, mas não começou.

Além disso estamos elaborando um tutorial de Webquest, Mapas Conceituais, Nestor, Slide.com