Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

terça-feira, julho 18, 2006

14/07/2006 - CMAP

HISTÓRICO DO CMAP

  • Trabalhamos com o programa CMAP: para visualizarmos o histórico da construção de um mapa conceitual podemos gravar, desde o início do trabalho, para isto vamos acessar a janela de construção - ferramentas - gravador do Cmap - iniciar gravação - constrói o mapa - para a gravação. Pode ser configurado o tempo, etc., tem uma barra de rolagem para visualizar e depois salvar. A gravação é salvada junto com o arquivo do mapa, desta forma você somente poderá abríla no programa do Cmp.
  • Você pode ainda exportar o arquivo como afirmativa, abrindo o arquivo em um editor de texto. O interessante é a possibilidade de ler o trabalho em forma de texto, seguindo as direções que foram estabelecidas na construção do mapa. Esta é uma forma interessante de perceber como o aluno construiu seu raciocínio, seus esquemas de pensamentos em relação ao tema.
  • Uma outra possibilidade do programa é a organização de sua apresentação (estilo apresentação de slides), para isto vá em ferramentas - editor de apresentação - selecione a primeira palavra - adicione - e vá selecionando a seqüencia de elementos (se segurar a tecla ctrl ou com o mouse pode selecionar toda uma área) - salvar - use o botão exibir tela inteira.
  • Podemos inserir hipelinks no mapa conceitual: visualização - adicione os recursos e páginas da web (mas trabalha sómente em txt) - selecione o conceito - editar - selecionar links... - adicionar a lista - atualizar - salvar como html (para que os links funcionem.
  • Para exportar utilize o comando arquivo - page web (salve tudo em uma pasta para depois exportar no visualizar)

ANÁLISE DA PROPOSTA DE TRABALHO DO PA

Nos reunimos com a Prof. Tânia e com o Prof. Henrique para conversarmos sobre a nossa proposta de trabalho, verificando se as dúvidas correspondiam as questões de investigação, se as certezas tem a ver com o tema. Foi possível nos organizarmos melhor quanto as pesquisas que cada um poderá contribuir no wiki, temos consciência que 13 semanas é pouco tempo para a proposta de trabalho, pois além de nossas atividades rotineiras temos muitas atividades em nosso trabalho, portanto, precisamos aproveitar bem o tempo. Todas as pesquisas serão registradas no wiki, podendo-se criar páginas extras, ligadas a principal. Observamos que há diferença de comandos com o wiki da escolabr. Realizamos um teste para edição síncrona com o mapa conceitual on-line, deu certo, é bem legal, mas preciso estudar mais o programa.

FINALIZAÇÃO DA ETAPA PRESENCIAL

Foi reunido os 99 alunos e professores, tutotes, coordenadores para os avisos finais, reforço dos comandos de acesso ao forum e-proinfo, wiki, blog... Entendi que inicialmente nos preocuparemos com o nosso PA, a segunda fase será a aplicação do PA na escola, com levantamento de dados para monografia do final do curso (3ª fase).

O PA do grupo é a base da fundamentação téorica, necessitando de uma investigação profunda, para o parte prática.

2 Comments:

Postar um comentário

<< Home