O Vê Epistemológico
Wiki do PROA06
Atividade 1:
Texto: Diferenças e similaridades entre Projetos de Pesquisa e de Aprendizagem
Analisando o texto, podemos perceber que existem muitos pontos em comum entre os tipos de projetos e algumas diferenças, mas o que mais me chamou a atenção é o efoque que é dado a cada tipo de projeto, isto é, suas finalidades, prazos e, por que não dizer, a metodologia.
Me parece que o projeto de pesquisa possui um método que deve ser seguido a risca, o que já não acontece com o projeto de aprendizagem, pois a liberdade é uma de suas características, sem perder, é lógico, seus objetivos, pois é acompanhado e orientado sistematicamente pelo professor.
A medida que o aluno vai pesquisando, realizando novas descobertas, vai direcionando suas pesquisas pelas suas dúvidas e certezas provisórias, tem a possibilidade de ir além do que foi proposto inicialmente, o que normalmente não ocorre em um projeto de pesquisa, uma vez que foi estabelecido criteriosamente o passo a passo.
Outra questão que considero fundamental é a construção do conhecimento, dentro da perspectiva construtivista de aprendizagem, que fica praticamente garantida com o PA, o que poderá não ocorrer no projeto de pesquisa, pois a pesquisa-ação é muito pouco divulgada no Brasil.
A relação professor-aluno é mais espontânea durante o PA, onde o professor é um orientador, desafiador, aprendiz, pesquisador, inovador e autônomo. Ambos passam passam a participar, criar comunidades dinâmicas e solidárias de aprendizagem.
Atividade 2: Vê Epistemológico
TEXTO: A interpretação das nuvens - A. C. Nimbus & D. C. Cirrus
Teoria:
Teoria X, cuja tese principal é a de que a espontaneidade epistemológica é o fundamento da aprendizagem: "é a espontaneidade do sujeito conformando o fluxo incessante de informações o que cria e recria as realidades" (Wells, 2008), ou como afirma Marx (1969): "o sujeito sujeita aquilo a que está sujeito". Segundo a teoria x, é preciso conhecer o sistema epistemológico das crianças em suas manifestações espontâneas para que se possa elaborar atividades em sala de aula que aproveitem a dinâmica do conhecimento infantil.
MARX, G. You cloud and the crowd. Valhala: Flying Waters Editions, 2002.
WELLS, O. Rosebud: the epistemological-spontaneity of the obscure object of desire. Xanadu: Fake Press, 2008.
Questão central:
Quais as interpretações das nuvens feitas pelas crianças em variáveis não lingüísticas?
Análise:
Será utilizado o sistema ACME (Anti-linear Chaotic Measurement of Epistemological-spontaneity) desenvolvido por Jones.
Conceitos:
Espontaneidade epistemológia - Interpretação lingüística - Materialização dos conceitos - Balança epistêmica - Interstícios da objetividade.
Justificativa:
É preciso conhecer o sistema epistemológico das crianças em manifestações espontâneas para que se possa elaborar atividades em sala de aula que aproveitem a dinâmica do conhecimento infantil, utilizando-se experimentos não lingüísticos.
Coleta de dados:
O experimento consistirá em expor crianças de 5 a 7 anos ao céu nublado e fornecer-lhes materiais pedagógicos de interpretação, tais como papel e lápis de cor, massa de modelar, tanque transparente com água e tubos de cola, e instrumento musical improvisado que imita o som de trovoadas. Os pesquisadores não indicarão o que devem fazer, apenas irão conversar brevemente com as crianças sobre as nuvens no céu, deixando-as à vontade com o material pedagógico. (Não tenho certeza se este parágrafo entraria na coleta de dados, pois se refere ao procedimento do experimento)
Os dados serão coletados através de observação do comportamento das crianças, inclusive gravando as atividades, e por conversas informais ao longo da realização do experimento a fim de descobrir que elas desenvolvem enquanto interpretam as nuvens.
Evento:
Experimento não lingüístico para demonstrar a materialização dos conceitos relacionados às nuvens nas crianças.
Atividade 3:
Teoria p/ pesquisa:
1. Qual teoria?
2. O que já sei?
3. Quais os referenciais teóricos? Listar...
4. Em que preciso me aprofundar?
Estou pensando...
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