MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DA FILOSOFIA
É uma técnica muito flexível, podendo ser aplicada como instrumento de análise de currículo, recurso de aprendizagem (para orientação; exploração do que os alunos já sabem; focar um conceito particular; observar a estrutura do pensamento em relação ao tema proposto; ponto de partida para novas pesquisas e aprendizagens), e entre outras, meio de avaliação.
O trabalho com os conteúdos estruturantes da Filosofia e seus conteúdos específicos, segundo as Diretrizes Curriculares de Filosofia no Estado do Paraná, se dará em quatro momentos: a sensibilização, a problematização, a investigação e a criação de conceitos, desta forma podemos observar, que a técnica apresentada facilita a compreensão, tanto do aluno como do professor, das construções lógicas que o aprendiz possui no momento da elaboração do seu mapa conceitual.
A edição de mapas pode ser feita manuscrita, ou com auxílio de softwares apropriados, tais como o Cmap Tool, um programa livre, em português, com possibilidade de inserção de áudio, vídeo, imagens, textos e links disponibilizados on-line; já o Inspiration é um software com linguagem visual, isto é, os conceitos podem ser representados com figuras.
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