Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

domingo, agosto 06, 2006

06/08/2006 – Síntese do fim de semana

Comecei a estudar o programa Cmap com o objetivo de conhecer seus fundamentos psicológicos e didáticos.
  1. Mapas conceituais. http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/
  2. Animações interativas e mapas conceituais. http://www.fisica.ufpb.br/~romero/pdf/SNEF-16a.pdf
  3. Protótipos e estereótipos: aprendizagem de conceitos. Mapas Conceituais: experiência em Educação à Distância. http://www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/ead/document/?view=19
  4. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf
  5. Mapas conceituais: uma ferramenta pedagógica na consecução do currículo. http://www.emack.com.br/info/apostilas/nestor/mapas_conceituais.pdf
  6. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. http://www.bomjesus.br/publicacoes/pdf/revista_PEC/teoria_da_aprendizagem.pdf
  7. Um modelo computacional de avaliação de alunos. http://ensino.univates.br/~chaet/Materiais/Avaliacao_computacional.pdf
  8. Aplicações de Mapas Conceituais na educação como ferramenta metacognitiva. http://br.geocities.com/confrajolas/AplicacoesdeMapasconceituaisnaEducacao.pdf
  9. Um proposta de uso de mapas conceituais para um paradigma construtivista da formação de professores a distância. http://homer.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/criacao/mapas_prof.pdf
  10. Mapas conceituais na educação. http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/
Após a leitura dos textos, foi possível perceber que existem vários estudos publicados e que é necessário um pouco mais de reflexão sobre as linhas psicológicas que podem ser trabalhadas. Mas está tarde e hoje não vai tempos de colocar um pouco sobre cada texto.
Acessei todos os links do proa 01 (já participei de todas as atividades) , 04 (já imprimi os textos para leitura) e 11 (em fase de estudo).