Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

domingo, março 18, 2007

Planejando as atividades de PA na escola

NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA:
POR QUÊ? PARA QUÊ?


Estamos vivendo uma época de mudanças conceituais muito grande, novas aprendizagens, passamos a conviver com a possibilidade de interatividade virtual em casa, na escola, no trabalho.... Hoje podemos nos comunicar pelo sistema hi-fi, conexões a rádio, adsl, discadas, etc. Desta forma pode-se dizer que o nosso planeta é um grande sistema de informações, idéias, conceitos, vivências, dentro de um contexto multicultural.
O ser humano pode escolher onde quer estar e dialogar, através das redes, nas mais diversas áreas de conhecimentos. Podemos dizer que os jovens adoram a rede de relacionamentos, tais como orkut, msn, yahoo, entre outras. Já os educadores trabalham com várias redes para discussões, pesquisas, produções textuais, compartilhando idéias, imagens, vivências e novas teorias.
As tecnologias de informação e comunicação tem facilitado a interatividade entre as pessoas, os países, os grupos sociais, sendo que a internet é a que mais se destaca, pela facilidade de acesso, baixo custo e a liberdade de expressão.
A internet provocou uma verdadeira revolução teórica, de construção de pensamentos e conhecimentos, de transformação de hábitos e valores, de mudança de postura educacional. Mas, como operacionalizar em sala de aula? Vamos analisar a seguinte proposta de trabalho!

PROJETOS DE APRENDIZAGEM COMO UMA PROPOSTA INOVADORA (1)

Esta proposta pedagógica para o uso dos recursos on-line em sala de aula é baseado no conceito de aprender a aprender e não o de ensinar. Segundo MAGDALENA E COSTA (2003, P. 16-17), o objetivo é de construir e não o de instruir. Tendo como idéias centrais:
• conhecimento/construção;
• processo interativo;
• prática como suporte da reflexão;
• interdisciplinaridade;
• cooperação/reflexão/tomada de consciência;
• autonomia.
São processos que:
• partem das indagações dos alunos e do conhecimento que eles já têm;
• desenvolvem-se com a colaboração/cooperação interna e externa (diversidade);
• rompem com horários, disciplinas, seqüências, pré-requisitos, hierarquias, espaço...;
• fazem dos alunos e dos professores aprendizes, construindo conhecimento interdisciplinar, em ambientes informatizados.
Nesse ambiente os alunos podem:
• levantar hipóteses;
• analisar, organizar e selecionar informações para tomada de decisões conscientes;
• desenvolver novas formas autônomas de criação, comunicação e expressão nas Ciências, Artes e Técnicas;
• intuir, refletir e imaginar;
• ser solidário e cooperativo.
O professor passa a ser:
• orientador, desafiador;
• aprendiz;
• pesquisador;
• inovador;
• autônomo.
Vamos participar e construir uma comunidade dinâmica e solidária de aprendizagem. A partir de Projetos de Aprendizagem (PA) a serem construídos em grupos, compartilhando as pesquisas e experiências via on-line, podemos construir novas formas de aprender.
Propomos a sua operacionalização através do uso de diversos recursos metodológicos e de softwares, tais como:
• Avaliação e organização das idéias com o uso de Mapas Conceituais - cmap tools
• Escrita colaborativa - wiki
• Diário de bordo - blog
• Pesquisas on-line - buscadores de sites e imagens (google, yahoo, etc)
• Pesquisas bibliográficas - biblioteca escolar
• Análise de métodos, técnicas e recursos tecnológicos específicos para cada PA proposto.
• Discussão, seminários, fóruns, apresentação de propostas e teorias - ferramentas on-line (escolabr, e-proinfo, video-conferências, chat, etc.

IDENTIFICAÇÃO

Escola: Colégio Estadual Wolff Klabin - Ensino Fundamental, Médio e Normal
Curso: Curso de Formação de Docentes na Modalidade Normal para Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Série: 4º ano - Turma Integrado - Matutino.

Projeto de aprendizagem - Turma A (Segunda-Feira - 13h30 às 17h30min)
Tutora: Suely Sherer
Professora: Joseane Cíntia Piechnicki (Aluna do Curso: TIC´s na Promoção da Aprendizagem - turma 05)
Professora Parceira: Zélia Maria Gomes Mesquita

Projeto de aprendizagem - Turma B (Terça-Feira - 13h30 às 17h30min)
Tutora: Tânia Barbosa Salles Gava
Professora: Rosângela Menta Mello (Aluna do Curso: TIC´s na Promoção da Aprendizagem - turma 06)
Professora Parceira: Maria Alice Piechniki Rogel

Cronograma de Atividades

Data e Atividades a serem desenvolvidas

19 e 20/03

• Apresentação da proposta para o grupo de alunos e professores parceiros/convidados.
• Leitura e discussão da HQ de Bil Watterson "O progresso científico deu Tilt" p. 42-53 e do texto Projeto de Aprendizagem.
• Passos para o PROJETO DE APRENDIZAGEM (PA)
o Cada aluno levanta a sua questão de investigação.
o Listar todas as questões de cada aluno no quadro de giz.
o Os alunos escolhem com qual tema querem trabalhar, não sendo necessariamente o que propôs.
o Formar grupos de 3 a 4 pessoas.
o Reunir o grupo e registrar a questão central de investigação, os nomes da equipe, as primeiras dúvidas e certezas.
o Elaborar um plano de trabalho para 4 semanas, respondendo: quando e como.
o O grupo discutirá o encaminhamento da pesquisa, sendo importante a participação de todos nos foruns e chats, nas atividades de pesquisa e análise de dados, no uso das ferramentas propostas.

26 e 27/03

• Iniciar as atividades reunindo o grupo para esclarecimentos das dúvidas e compartilhar as experiências.
• Iniciar o trabalho com mapas conceituais, levando-os a compreender o seu significado, os objetivos e a montagem de mapas, através do programa cmap tolls 2.9 (versão possível de ser instalada em equipamentos antigos). Cada grupo elaborará um mapa conceitual do seu tema proposto.
• Apresentação da ferramenta wiki e acesso a um tutorial sobre o wiki, disponível em http://proavirtualrs.pbwiki.com/dicas.
o Registro certezas provisórias e das dúvidas temporárias.
• Pesquisa em buscadores, por textos e imagens sobre o tema proposto.
• Registro das atividades no diário de bordo do grupo - Blog

02 e 03/04

• Reunião do grupo para apresentação e discussão das pesquisas realizadas, avaliação dos próximos passos.
• Pesquisa bibliográfica e on-line do tema proposto.
• Registro da pesquisa no wiki e das atividades realizadas no Diário de bordo.

09 e 10/04

• Reunião do grupo para apresentação e discussão das pesquisas realizadas, avaliação dos próximos passos.
• Sistematização das pesquisas realizadas e elaboração da síntese final do grupo no wiki.
• Acesso e participação nas pesquisas dos demais grupos, no ambiente wiki, apresentando colaborações e registro das atividades realizadas no Diário de bordo.

07 e 08/05

• Elaboração de mapa conceitual do grupo, apresentando os novos conceitos elaborados sobre o tema proposto.
• Visão interdisciplinar e multidisciplinar do Projeto de Aprendizagem.
• Discussão das viabilidades de aplicação do PA nas escola públicas.
• Análise e avaliação das metodologias e softwares utilizados.
• Finalização do PA na escola.

(1)MAGDALENA, Beatriz Corso; COSTA, Íris Elizabeth Tempel. Internet na sala de aula: com a palavra, os professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.