30/07/2006 - Estudando os textos do PROA01
- Projeto? O que é? Como se faz?
O texto inicia diferenciando o ensino tradicional do ensino por PA, no primeiro o centro é o professor, que determina o conteúdo, o método, as atividades e tudo mais, no segundo a aprendizagem se dá a partir do conhecimento prévio do aluno, o aprendiz vai se movimentar, interagir com o desconhecido. Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, desta forma a escolha das variáveis que vão ser testadas na busca de solução de qualquer problema, precisa ser sustentada por um levantamento de questões feitas pelo próprio estudante, isto porque a motivação é intrínseca. Quem consegue com clareza um problema, a ser resolvido, começa a aprender a definir as direções de sua atividade.
- Início de um PA:
- Levantar as certezas provisórios e as dúvidas temporárias dos alunos
- Precisamos orientar e respeitar sua autonomia para decidir critérios de julgamento sobre a relevância em relação a determinado contexto; pesquisar e selecionar informações; definir procedimentos; organizar e comunicar o conhecimento construído. - Com que idade começar: desde as séries iniciais do EF.
- E os currículos? Atualmente atendem a massificação do ensino. O PA é o diferencial, mas sem tecnologia é quase impossível. A interatividade proporcionada pelos meios telemáticos acrescenta uma nova dimensão ao currículo: a criança vai estar no mundo.
- Papel do professor:
§ Ativação da aprendizagem: trabalhar consigo mesmo, desenvolver um clima de respeito e auto-respeito, livre expressão, definição compartilhada de parâmetros nas relações, tomada de consciência em relação a avaliação, buscar a pesquisa e a vivência de valores.
§ Articulação da prática: trabalhar junto com o grupo, convivendo com seu sucesso e suas dificuldades, que também é seu.
§ Significado da função do professor: articular as formas de trabalho eleitas pelos alunos, gerenciar a organização de ambientes de aprendizagem, selecionar softwares, materiais, etc., destacar áreas de interesse, subsidiar outros professores, coord. a reflexão sobre a ação, proporcionar feedback, arquivar (gravar) o material pesquisado e auxiliar a contatar os especialistas em diferentes campos do conhecimento.
§ Função de orientador dos projetos: estimular e auxiliar na viabilização da busca e organização de informações; acompanhar as atividades dos alunos.
§ Função de especialista: cood. os conhecimentos específicos de sua área de formação. - Como o aluno aprende: Tratam-se de certezas provisórias porque o processo de construção é um processo continuado. O processo de regulação se destina a restaurar o equilíbrio, mas não o anterior, ou seja, para construir conhecimento, é preciso reestruturar as significações anteriores, produzindo boas diferenciações e integrando ao sistema as novas significações. Esta integração é resultado da atividade de diferentes sistemas lógicos do sujeito, que interagem entre si e com os objetos a assimilar ou com os problemas a resolver. Finalmente o conhecimento novo é produto da atividade intencional, interatividade cognitiva, interação entre os parceiros pensantes, trocas afetivas, investimento de interesses e valores. (FAGUNDES) A proposta é aprender conteúdos por meio de procedimentos que desenvolvam a própria capacidade de continuar aprendendo, num processo construtivo e simultâneo de questionar-se, encontrar certezas e reconstruí-las em novas certezas. Os meios são a informática, a internet, o portfólio (webfólio, blog, Diário de bordo, etc.)
- Como administrar a mudança na escola: facilitar a organização da grade horária, flexibilizar o currículo, planejamento compartilhado e interdisciplinar...
- Educação a distância baseada em PA.
Texto retirado do livro Aprendizes do futuro: as inovações começaram! Autora: Léa da Cruz Fagundes. Co-Autoras Débora Laurino e Luciane Sayuri Sato
- Qual é a questão?
Uma maneira interessante de iniciar o processo de definição de problemas é o levantamento de dúvidas e certezas, tanto a respeito de temas de interesse específico como em contextos mais amplos. Não havendo necessariamente relação com a grade curricular. É na natureza da questão que levantamos, que determina o que precisamos buscar, o que investigar, devemos pensar em criar ambientes aberto à explorações e interações.
MAGDALENA, Beatriz; COSTA, Íris Elisabeth Tempel. Qual é a questão.
- Perguntas inteligentes: o que é isto?
A metodologia adotada revela a concepção de aprendizagem do professor, por isto não adianta você fazer um discurso com termos novos que se perceberá logo que a sua prática é contraditória. Esta proposta de PA é uma atividade de sala de aula onde são privilegiadas as questões de investigação que nascem dos interesses e necessidades dos alunos e a busca autônoma de respostas para elas. São desencadeadas em pequenos grupos, formados em função de interesses e curiosidades comuns. Segundo a teoria de Piaget só atingimos o pleno desenvolvimento da inteligência e a construção de novos conhecimentos em situações de confronto, de descentração de nosso ponto de vista, de intensa co-operação, de momentos em que precisamos nos colocar em xeque, pela desestruturação e reestruturação de argumentos e de oposições, auxiliados pelas questões colocadas por outros [...] concluiu que a forma e o funcionamento do pensamento se mostram cada vez que a criança interage, mas o conteúdo do pensamento só se libera em função dos objetos de representação. [...] quando as crianças espontaneamente formulam perguntas, baseadas em suas curiosidades, nos dão pistas sobre sua expectativa em relação à resposta [...] para conhecermos o caminho dos processos de raciocínios subjacentes às respostas, temos que aliar à observação da ação da interrogação. (MAGDALENA e COSTA).O texto propõe o método clínico e identifica três tipos de perguntas características: de exploração, justificação e de contra-argumentação.
MAGDALENA, Beatriz; COSTA, Íris Elisabeth Tempel. Perguntas inteligentes: o que é isto?
- Conteúdos: Para quê? Por quê?
O texto faz uma análise da resistência dos professores em relação a PA devido à organização pedagógica da escola, a seriação e ao currículo estabelecido. Demonstra que a organização tradicional da escola não garante o seu sucesso e nem a aprendizagem significativa pelo aluno. O trabalho com projeto, a partir de interesses dos alunos cria possibilidades para construção de conhecimentos, pois o direcionamento do processo de pesquisa é estabelecido pelas dúvidas e certezas provisórias. É dada ênfase na ação e experimentação, mas para que os PA sejam efetivados é necessário que o professor tenho conhecimento em seu campo de especialização, para poder discutir com os alunos, compreender seu nível de conceituação acerca do conteúdo em estudo, para acompanhar sua linha de raciocínio ou compreensão atual e desafiá-los através de perguntas inteligentes (MAGDALENA; COSTA).
MAGDALENA, Beatriz C.; COSTA, Íris Elisabeth Tempel. Conteúdos: Para quê? Por quê?
- PROJETOS
1. Construindo projetos em ambientes informativos: A maior dificuldade na implantação de PA nas escolas públicas é a organização curricular seriada, nivelando o processo de ensino-aprendizagem, na esperança que todos aprendam iguais e ao mesmo tempo, com conseqüências funestas, desde o fracasso escolar a níveis de baixa auto-estima dos alunos. O PA desenvolve nos alunos interesses por situações problemas, tempos e formas de trabalho diferenciados, níveis de produção intelectual diferentes e desperta a curiosidade e vontade de aprender. Proporciona ações integradoras entre diferentes campos do conhecimento.
2. Autoria??? É o levantamento de dúvidas tanto a respeito de temas de interesse específico como em contextos mais amplos, favorecendo a definição de questões que não apresentam necessariamente, relações diretas com os conteúdos da grade programática de uma disciplina, sendo questões que se relacionam a múltiplas visões da realidade, facilitando a interdisciplinaridade.
3. E o professor? O papel do professor é de articulador e orientador, além de pesquisador, é claro, onde a ação-reflexão abre um processo dinâmico de constante mudança.
4. Características dos projetos de aprendizagem: apresentam bases teóricas construtivistas, desenvolvem-se em sala de aula e são potencializados pelo uso de ambiente informatizados, buscam a interdisciplinaridade, são flexíveis, promovem contextualizações, estimulam processos interativos e investigativos. De uma forma mais específica:
§ Parte de questões ou problemas
§ Busca delineamentos de processos de pesquisa
§ Seleciona e organiza a informação
§ Promove o desenvolvimento de estruturas de pensamento e esquemas de ação (meu tema para monografia)
§ Trocas interativas
§ Singularidades dos processos e percursos desenvolvidos
§ Respeito as diferentes formas de aprender
§ Aproximação atualizada
§ Construção de noções e conceitos dos diferentes campos de conhecimentos numa visão ampla e interdisciplinar.
http://www.eproinfo.mec.gov.br/abert_lateralModulo.php?tipo=Turma&frmCodModulo=81771
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