Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

terça-feira, março 27, 2007

2º Encontro do PA


  1. As atividades foram bem produtivas neste segundo momento e realizadas com ótima participação dos alunos.
  2. A partir de hoje teremos a participação do Prof. Eduardo, formado em Sistema de Informação, ele acompanhará nossas atividades, como estagiário da Universidade.
  3. Iniciamos relembrando as atividades do último encontro, estabelecendo uma ligação com a forma que organizamos nossas idéias no grupo, destacando nossas dúvidas e certezas, compartilhando nossos conhecimentos. Apresentamos a proposta de organizar textualmente nossas idéias através dos mapas conceituais. Foi feita a leitura do texto complementar e a interpretação do mapa conceitual sobre mapas conceituais. Cada grupo foi convidado a fazer uma seleção de 10 idéias (conceitos) representados por palavras que expressassem o que pensam sobre o tema escolhido. Passamos para os equipamentos, onde todos montaram seu mapa no programa cmap tool 2,9. Alguns reclamaram da versão em inglês, mas consideraram bem legal o software, inclusive a facilidade de mover os conceitos e os verbos de ligação. A única coisa que faltou foram as setas entre os conceitos, pois é uma versão antiga do programa.
  4. Tentamos postar nossas atividades no wiki e no blog, para não abria as páginas. Tentamos utilizar a wiki do zoho, mas também não abriu em várias máquinas. Instalamos uma versão 3.1 do cmap, que também no rodou nas máquinas.
  5. O estagiário Eduardo tem me ajudado com as instalações dos programas e acompanhado integralmente as atividades dos alunos. Tem-se mostrado bem interessado no projeto de aprendizagem. Hoje mostrei a minha pasta com todos os documentos do curso de especialização, para que ele ficasse a par das atividades propostas.
  6. Em torno de 17 horas o grupo já estava cansado, combinamos de continuar as pesquisas durante a semana e sistematizarmos no próximo encontro. Levei alguns livros para o grupo, no intuito de estimular a leitura.
  7. As equipas ficaram organizadas da seguinte forma:

    Equipe: Andrielle Mainardes, Joyce Monteiro , Regina Paula de Oliveira. Tema:História do Samba
    Equipe:Aline Machado, Isabel Bitencourt Batista, Joyce Cristiane Rocha, Lúcia Pistori Ribeiro. Tema:Homicídio
    Equipe:Aline Mendes Arruda, Josenilse Ribeiro, Paulo Henrique Xavier, Priscila Alves de andrade. Tema:Por que as mães abandonam os filhos
    Equipe: Aline Cristina Ferreira , Franciele Sutil Figueiredo, Letícia Marcondes, Lucineide Pereira Martins, Queren Hapuque Nogueira Rodrigues. Tema: Preconceito