Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

terça-feira, março 27, 2007

Impressões do primeiro encontro do PA

Tivemos o primeiro encontro nos dias 19 (Joseane) e 20 (Rosângela). Estamos desenvolvendo as atividades com turmas diferentes. Passarei a relatar o trabalho com minha turma.

  • O primeiro encontro ocorreu muito bem. O grupo se mostrou receptivo à proposta de trabalho, lendo e interpretando com interesse a história dem quadrinho de Calvin e Harold. Observaram como é ruim ter que pesquisar um tema imposto pelo professor; que não se pode aproveitar-se da boa vontade dos colegas de equipe e deixá-los pesquisar sózinhos, sendo necessário compartilhar as pesquisas. Ressaltaram que a aparência do trabalho não é o mais importante e sim o seu conteúdo científico, didático e reflexivo.
  • Após as discussões cada aluno apresentou o seu tema oralmente, sendo anotado no quadro, havendo muita diversidade.

  1. Lúcia: Adolescência e rebeldia
  2. Joyce: Invenções de Leonardo Da Vinci
  3. Regina: História do Samba
  4. Joyce: Violência familiar
  5. Aline: Homicídios
  6. Andriele: Corpo Humano
  7. Josenilse: Água e vida
  8. Quérem: Meio ambiente
  9. Priscila: Por que as mães abandonam seus filhos.
  10. Franciele: Amor
  11. Letícia: Amizade
  12. Isabel: Relações interpessoais
  13. Lucineide: Diversidade cultural no Brasil.
  14. Paulo: Faltou
  15. Aline Mendes: Faltou
  16. Prof. Colaboradora Mª Alice: Autoritarismo e Autoridade

  • Observei que os temas eram questões de curiosidade pessoal, de questões não solucionadas e até questões sociais que afligem a humanidade atual, ao mesmo tempo que muitos consideraram importantes os trabalhos de seus colegas.
  • Quando comecei a explicar os conceitos de PA, sua estrutura, eles tomaram conhecimento que seria uma atividade em grupo. Observei que muitos abdicaram de seus tema para permanecerem nos mesmos grupos que estavam acostumados a trabalhar, mesmo insistindo para que se organizassem com outras pessoas com temas afins, não foi possível desmanchar as famosas "panelinhas".
  • Em um grupo, eles mudaram de tema três vezes até que chegaram a um consenso de todos. Uma das alunos queria fazer sózinha os trabalhos, mas após várias discussões, onde demonstramos a necessidade de se trabalhar no coletivo, ela cedeu (tem mania de perfeccionismo e não confia nos trabalhos dos colegas, tudo ela tem que revisar e pouco aceita a opinião alheia).
  • Esta turma de alunos já tiveram vários contatos com a tecnologia, eles tem uma visão bem crítica da postura que o professor deve assumir frente as inovações tecnológicas. Gostam muito de aulas no laboratório de informática e de se comunicar pela rede on-line.
  • Colocamos a necessidade de se organizarem, pois são apenas 4 semanas de projeto.
  • O acesso a rede estava muito lento, tentamos abrir a escrita colaborativa e o blog, mas não foi possível. Fizemos um teste nos equipamentos da secretaria da escola (winXP), e lá deu certo, o que significa que o problema está nos equipamentos com win95 e 98 e suas memória de 32 e 64mb.
  • A professor parceira se mostrou muito interessada na metodologia de trabalho, nos ajudou anotando as propostas de temas dos alunos. Poderia ter iniciado o mapa conceitual se estivesse instalado nos equipamentos. Então iniciamos as pesquisas do tema proposto pelo grupo, após a elaboração das certezas provisórias e as dúvidas temporárias.

GRUPO B: TERÇA FEIRA - PROF. ROSÂNGELA