Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

sexta-feira, março 30, 2007

Terceiro encontro com a turma da Joseane

Hoje nós tivemos a oportunidade de trabalhar colaborativamente, com a turma da Joseane (Proa05).
  • A turma estava bem motivada com o projeto, trouxeram suas pesquisas, realizadas durante a semana.
  • Inicialmente a Joseane deu as orientações gerais, esclareceu as dúvidas, apresentando sugestões na construção dos mapas conceituais no programa cmap tools 2,9, na edição da wiki, em pesquisas on-line e sistematização das pesquisas.
  • Foi orientado a respeito da escrita colaborativa, da necessidade de citar fontes e respeitar as idéias dos colegas e demais autores, na importância em colocar opiniões e textos com base em referenciais teóricos confiáveis.
  • Foi muito importante a participação da Joseane no forumcte, pois com a ajuda da Flávia (Paranaguá), resolvemos um grande problema: não conseguíamos editar na versão otimizada da wiki, a solução encontrada foi: entre em "settings"/"editor" e altere de "New Point-and-Click editor" para "Classic editor" e dá certinho, a tela abre normalmente para edição. Ainda não conseguimos resolver o problema do blog, mas vamos utilizar o próprio espaço da wiki para esta atividade de Diário de Bordo.
  • Discutimos os próximos passos para o PA e as tarefas que cada um deve fazer.

Foi muito interessante a participação do grupo no laboratório de informática, apesar da conexão estar lenta, com poucas máquinas com acesso a internet, o grupo sempre prefere ficar junto na edição, ou seja, de dois a quatro pessoas juntas, no mesmo micro, discutindo como ficaria melhor na página. Observei que após as considerações iniciais o alguns grupos se dividem nas pesquisas, e cada um vai para um equipamento, eles concluíram que o tempo de um mês é muito pouco para o que eles gostariam de fazer, consideram que cada um deveria ir em busca de um ramo da pesquisa e depois eles discutem como fica melhor para organizar o texto.

Já outro grupo, vão pesquisando juntos, mas em máquinas separadas, onde os colegas passam o link para um dos participantes do grupo para sistematizar as pesquisas no wiki (lider).

Notamos que ao perceberem que os colegas de outro PA haviam editado o mapa conceitual com cores e alguns arranjos diferentes, despertou o interesse em melhorar seu mapa. Neste momento os diferentes grupos trocam idéias e descobrem os vários recursos que o software oferece.

Alguns grupos são mais reflexivos, se mantém muito tempo lendo e analisando os sites, para depois apresentarem suas idéias na wiki, observamos que pouco copiavam ou inseriram links, sempre procurando escrever suas palavras ou condensando o texto. O tema deste grupo era bem mais complexo que os demais.

Um dos grupos não compareceu, devido a problemas de trabalho, mas vão fazer as atividades na próxima segunda-feira.

Gostaria de salientar que o desenvolvimento destas atividades em duplas, ou seja, Joseane e Rosângela, tem enriquecido muito o trabalho, pois trocamos muitas idéias juntas, principalmente pelo fato de termos orientadores diferentes, durante o curso (PROA 5 E 6).

A minha turma B tem levado vantagem, pois sempre aplico as atividades em seguida da turma da Joseane, procurando corrigir as dificuldades entradas na turma A.

A Joseane estará orientando as meninas à distância até o próximo encontro, no dia 09/04, o que enriquecerá o trabalho.

Criamos menus internos na páginas para que os PAs dos alunos ficassem com várias páginas organizadas. Descobrimos que é necessário renomear diferente cada menu, pois a wiki é uma só para todo o PA.

Verificamos que a edição da versão clássica é a mesma que utilizamos no PROA, bem mais simples, com linha de comandos, e mais leve para editar.

2 Comments:

  • Olá, q saudade!!!!!!!!
    Estive ausente das atividades da especialização devido problemas pessoais. Agora estou retornando rsrs. Sabe qd tomei conhecimento sobre o problema de vcs lembrei q tb passei por isso no meu pc da crte, mas c estou utilizando o PRD p a especialização não fiquei pensando sobre o assunto. Aqui sabe c resolvi? Mudei o navegador p mozila, e ele edita normalmente, no novo modo. Façam a experiência...
    boa sorte
    bjs e sucesso
    gisele

    By Blogger gisele, at 3:42 PM  

  • Obrigada Gisele pela dica, conseguimos resolver o problema do wiki mudando para o modo de edição clássico. As meninas estão gostando bastante deste editor.
    Um grande abraço!

    By Blogger Rosângela Menta Mello, at 10:08 PM  

Postar um comentário

<< Home