Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

sexta-feira, abril 06, 2007

PROA 05 - ATIVIDADE 2

ATIVIDADE 2

Tema: Educação, subjetividade e cultura nos espaços midiáticos

O texto faz uma análise crítica da cultura veiculada nos meios midiáticos, traz reflexões sobre a sua produção e o consumo pelo povo.

Dentre as considerações apresentadas, podemos dizer que os espaços midiáticos estão a serviço de uma filosofia neoliberalista, capitalista, mascaradas nas entrelinhas dos programas, nos comerciais e novelas. Produzindo a cultura do consumismo, despertando no ser humano o desejo de ter, de possuir o produto da moda, sem questionamentos, não se importando se estão contraindo dívidas enormes.

O maior problema, do meu ponto de vista, é a manipulação de valores pessoais do ser humano. Desta forma, cabe a escola, aos educadores, levantar uma discussão no cotidiano da escola, de forma que o aluno tenha uma consciência crítica, que observem e analisem o que está implícito nestas mensagens.

O aluno tem que perceber a cultura de massa veiculada, a falsa divulgação de liberdade pessoal. Os projetos pedagógicos da escola, o projeto político-pedagógico precisa prever ações de conscientização. Não se trata de negar a tecnologia, mas de compreender o uso que está sendo feito dela, principalmente pelos detentores do poder.