Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

quarta-feira, julho 18, 2007

MÍDIA IMPRESSA

1. Tema proposto:

CONSTRUÇÃO DE MAPAS BÁSICOS

2. Objetivos:

Realizar atividades de leitura, interpretação e mapeamento de espaços, a fim de construir noções de inclusão, continuidade e vizinhança.
Observar o caminho casa-escola, reconhecendo nomes de ruas, tipos de estabelecimentos e direções.
Observar o bairro em que a escola se insere, reconhecendo e representando na planta seus principais atributos, estabelecimentos, problemas etc.
Iniciar a discussão e elaboração de mapas temáticos

3. Público a ser envolvido:

Atividade será realizada com os 36 alunos do 4º ano do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Wolff Klabin, em Telêmaco Borba – PR, na disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia para Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, pela Prof. Rosângela Menta Mello

4. Mídias e recursos a serem utilizadas e sua importância:

Mídia impressa: planta do prédio da escola, planta do bairro, textos de orientação, mapa altimétrico do município, imagens da região, papel A4, lápis colorido, material de pintura, barbante, borracha e régua.
Todo espaço encontra-se integrado em espaços mais amplos, estabelecendo assim, uma continuidade espacial, mantendo inter-relações sociais, naturais, econômicas etc. É agindo no espaço e mapeando-o que o aluno perceberá essa continuidade e integração.
Ao incluir os espaços estudados anteriormente (o corpo e a sala de aula) no espaço do prédio escolar e junto a este, no bairro, a criança estará construindo noções de inclusão, continuidade e vizinhança. Nesta seqüência, os alunos estarão manipulando plantas produzidas por outros e representando nestas, elementos do quotidiano. Ao reutilizá-las com a legenda, haverá um reforço da relação significante/significado, eles estarão lendo a planta através de seus significantes, porém, traduzidos para o seu significado.
Uma das funções do mapa é informar. Para tanto, este deve ter clareza do que está sendo representado; muitas informações contidas num mapa dificultam a leitura. Neste caso, os mapas temáticos são as melhores formas de representação, pois são construídos a partir de temas específicos como população, recursos minerais, clima. A elaboração de mapas temáticos facilita a interpretação, já que indica ao leitor um único assunto representado.
A simbologia usada no mapa também é um recurso que pode facilitar ou não sua interpretação. Os símbolos utilizados para representar elementos podem ser de duas formas: icônicos ou abstratos (cores, figuras geométricas); no entanto, a simbologia refletindo os fatos representados (símbolos icônicos) torna mais fácil a interpretação e leitura do mapa, não obrigando o leitor a consultar constantemente a legenda.

5. Atores e papéis que deverão desempenhar:

O professor será o mediador do processo de construção do conhecimento. Iniciando as atividades com a discussão do espaço vivido, orientando o levantamento das hipóteses pelos alunos, o registro das discussões, passando para as atividades práticas de manipulação, leitura e interpretação de mapas e plantas, pesquisa de campo, visitando os lugares estudados no mapa, representando-os no papel A4. Faz-se teorização das atividades realizadas, a discussão das hipóteses anteriormente levantadas e procede-se a análise das inferências que os alunos podem fazer na realidade estudada, sobre as questões sociais, econômicas, culturais...

6. Dinâmica da atividade:

Exemplo de sugestões de Perguntas
• Vamos desenhar o trajeto que você faz para ir da sua sala ao refeitório (ao banheiro, à quadra, à sala do diretor, outros)?
• Vamos fazer um mapa, com o desenho do trajeto casa-escola e identificar alguns pontos de referência (praça, nome de rua, farmácia, supermercado, outros) para nos localizarmos?

Hipóteses: Construída a partir dos desenhos dos alunos.

Atividades sugeridas para comprovação ou não das hipóteses levantadas

6.1. Prédio da escola

Desenvolvimento: Percorrer o prédio e reconhecer as salas e suas respectivas funções, com a planta em mãos. Em sala de aula deverão criar símbolos (cores ou signos) para as funções e elaborar a legenda.
Percorrer de maneira imaginária a planta, fazendo vários trajetos: ida à biblioteca, diretoria, bebedouro e outras salas. Reconhecer os espaços a partir do deslocamento: qual a sala em que você passará logo após a nossa, indo para a esquerda? (vizinhança). Quais as salas que ficam deste mesmo lado do corredor? (continuidade). Quais as salas que ficam neste andar? (inclusão).

6.2. Caminho Casa-escola

Desenvolvimento: Inicialmente, os alunos farão o desenho do caminho percorrido diariamente de sua casa até a escola. O professor deve orientá-lo a colocar o nome das ruas e os pontos de referência (através de símbolos e signos) importantes, bem como a legenda, para que sua casa possa ser localizada.
Num segundo momento, o aluno deve reconhecer o caminho que faz diariamente, no xérox da planta do bairro e transcrever o desenho que fez, na planta.
O professor pode colocar a planta grande do bairro no mural para que os alunos mostrem e marquem (com um alfinete de cabeça) a localização de sua casa e o caminho que faz.
A planta do bairro com alfinetes mostrará a dinâmica do espaço, será uma planta com ocupação humana. Os deslocamentos diários (casa-escola, casa-trabalho) ou esporádicos (casa-compras, casa-parentes, casa-lazer), também podem ser explorados.
Outra possibilidade ao mapear o trajeto casa-escola é a comparação de distâncias percorridas ao visitar as residências dos demais colegas, e escolha de percursos mais rápidos para se chegar a um destino.

6. 3. O bairro

Desenvolvimento:
1. Localizar, na planta: a escola, informações sobre o quarteirão da escola, praças, caminho casa-escola, estabelecimentos e nomes de ruas;
2. Através de passeio pelo bairro, observar os serviços (escolas, bancos, postos de saúde, correios etc), residências, casas comerciais, indústrias, fluxo de carros, ônibus e “problemas do bairro”.
3. Em sala, selecionar os principais elementos observados e escolher um símbolo para representá-los no mapa. Representar e criar a legenda.
4. Fazer um painel com os problemas do bairro observados pelas crianças, selecionar os principais e representá-los.
6.4. Elaborar os mapas temáticos do bairro

Desenvolvimento: Provocar discussões sobre a dificuldade em ler o mapa produzido, estimulando-os a criar soluções para o problema. A partir das soluções apresentadas, elaborar diferentes mapas, de acordo com o que se quer representar:
- Localização da escola e moradia dos alunos;
- “Problemas do bairro”;
- Serviços;
Para tanto, os alunos deverão:
- refletir sobre as categorias;
- decidir qual categoria utilizar neste ou naquele caso (ex. uma padaria é classificada como indústria ou comércio?);
- selecionar as informações mais relevantes;
- elaborar uma lista de símbolos para cada categoria;
- criar a legenda.
Discussão das atividades realizadas, registro e teorização no caderno.
Em grupos, discutir sobre a sala de aula, a escola, o seu bairro, o quais são os problemas levantados e o que atitudes podem ser tomadas para resolver ou minimizar o que foi levantado.

Período de realização:

Esta atividade levará 8 aulas para ser concluída.

Critérios de avaliação da atividade

A avaliação será realizada durante o processo de construção do conhecimento, observando-se a reação dos alunos, as dificuldades e facilidades, envolvendo-os no projeto, procurando leva-los a compreensão do objeto de estudo, de forma que ao final da atividade, todos tenham se apropriado do mínimo necessário para atuarem conscientemente na comunidade em que vivem. Será analisado e discutido as produções escritas (textos e desenhos), afixados no mural da sala de aula.


Referencial teórico:

ALMEIDA, R.D. & PASSINI, E.Y. (1994) O espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Ed. Contexto.
ALMEIDA, R.D. (2001) Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Ed. Contexto.
CORRÊA, S. M. M. (1999) Cartobrincando: Estudo das noções básicas sobre cartografia através de jogos. Revista do Professor, Porto Alegre, 155 (57): 25-30, jan/mar.1999.
RUA, J. et all (1993) Para ensinar Geografia. Rio de Janeiro: ACCESS Editora.
USP. Projeto mão na massa. http://educar.sc.usp.br/maomassa/cartografia.htm acessado em 10/03/2007