Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

terça-feira, maio 01, 2007

Pesquisa de opinião sobre consumo cultural

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - CURSO DE ESP. EM TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

PESQUISA DE OPINIÃO COM 47 ALUNOS DO 1º ANO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DO COLÉGIO ESTADUAL WOLFF KLABIN – TELÊMACO BORBA/PR

A pesquisa de opinião foi respondida espontaneamente, pelos alunos, onde foi possível concluir que a turma é de adolescentes, com uma faixa etária de 14 a 15 anos e do sexo feminino predominantemente. Em sua maioria católicos, nascidos em Telêmaco Borba. A maioria das mães é do lar ou professora, confirmando a influência desta na vida profissional dos filhos, dentre a profissão dos pais é bem variada, sendo que muitos trabalham nas indústrias locais ou prestando serviços.

Quando os alunos não estão na escola a preferência é por assistir TV, ouvir música ou passear e até mesmo dormir. A maioria tem pelo menos 2 aparelhos de TV em casa, sendo que é entre 14h a 23h o horário preferido dos entrevistados para assistir a Rede Globo, SBT, Record ou Bandeirantes, nos programas de novelas, filmes e desenhos. Quanto aos demais programas é bem variado o gosto.

Apenas 2% não têm o costume de ouvir rádio. Entre os ritmos musicais os preferidos são o pagote, a veiculadas pela FM, seguido de música pop.

A internet é acessada por 75% dos entrevistados, para pesquisas e lazer, com grande preferência pelos sites de relacionamentos, tais como orkut, msn e de pesquisa como o google.

Apenas 6 alunos fazem leitura de jornais estaduais e locais. As revistas são lidas por apenas 43% dos entrevistados, com preferência a Veja e Capricho. A HQ mais lida indiscutivelmente é a Turma da mônica.

Em segunda opção a falta de TV e/ou está o dormir, ouvir música, passear ou mesmo ficar sem fazer nada.

Foi escolhido pelo grupo uma discussão sobre o Orkut ou uma música para o trabalho em sala de aula.