Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

domingo, maio 27, 2007

PROJETO PARA ANÁLISE DE FILME NA AULA DE PRÁTICA DE FORMAÇÃO


ATIVIDADE 09

Identificação:

1) Série: 1º Ano do Curso Normal

2) Meio de Comunicação: Filme em DVD e Internet

3) Tema: Gestão escolar e a aprendizagem

4) Previsão de horário: 13h30min às 17h30min

Projeto:

1) Justificativa: Tendo em vista a necessidade do aluno do Curso Normal refletir sobre a ação docente dos profissionais do Ensino Fundamental e sobre a própria ação docente de seus professores, sobre o seu comportamento, atitudes e idéias em relação a gestão escolar, tem-se a necessidade de iniciar as discussões com base em situações reais, portanto, escolhemos o vídeo Coach Carter, por retratar uma história verídica sobre o papel dos gestores na educação, com vistas ao sucesso profissional e pessoal dos alunos. Esta atividade será fundamental para as observações no campo de estágio supervisionado.

2) Objetivos: Assistir e analisar o filme, destacando as relações entre professores e alunos, entre professores e demais segmentos da escola/sociedade. Observar aspectos da gestão escolar, do processo de ensino-aprendizagem e a valorização da educação e a prática desportiva no cotidiano da escola e na vida acadêmica.

3) A utilização da mídia na sala de aula: Este é um poderoso recurso didático, que estimula o aluno a compreender o tema proposto pela mídia, de forma que o estudante passa a fazer reflexões sobre os meios de comunicação. É importante que o professor prepare as atividades com antecedência, estudando cuidadosamente o material que será analisado em discutido em sala de aula. Prepare a turma para o trabalho, orientando quanto o que deve ser observado, anotado e posteriormente será discutido. O uso de filmes cinematográficos em aulas de prática de ensino é uma atividade que pode ser realizada a cada dois meses, com objetivos bem definidos. Deve-se ter a preocupação em verificar se os alunos já não viram a mídia outras vezes, se ela é interessante e própria para a situação proposta.

4) A metodologia: Planejar cuidadosamente a atividade. Iniciar a aula apresentando a proposta de trabalho, entregando a ficha em anexo para os alunos. Ler e explicar o que será assistido e anotado na ficha posteriormente. Orientar os alunos que a seção poderá ser interrompida a qualquer momento para discussão das cenas mais interessantes. Assistir o filme. Discutir sobre o tema proposto com a turma de modo geral, analisando os principais pontos da ficha do vídeo. Solicitar que os alunos preencham a ficha da filmografia. Pesquisar sobre o tema na internet e nos sites oficiais do filme. Voltar novamente para uma discussão geral sobre os objetivos da mídia.

5) Conclusões: Esta atividade proporciona reflexões importantes sobre o tema proposto, leva o aluno compreender o seu papel diante da educação. Demonstra através de histórias verídicas que podemos contribuir para o sucesso da escola. Possibilita a troca de idéias e experiências entre os participantes.

1 Comments:

  • Olá! Rosângela,

    Muito boa essa atividade. Bastante contextualizada. Realmente é bem interessante quando refletimos sobre as nossas ações e delas tiramos algum aprendizado.

    Abraço,

    Cris.

    By Blogger Unknown, at 2:47 PM  

Postar um comentário

<< Home