Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

segunda-feira, outubro 22, 2007

PROJETO DE APRENDIZAGEM: A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

O trabalho de TCC tem por base a pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul sobre Projeto de Aprendizagem, aplicada inicialmente com os cursistas desta especialização, posteriormente, nós aplicamos com uma turma de alunos do 4ª ano do Curso de Formação de Docentes, na Modalidade Normal, no período de 20/03/2007 à 15/05/2007, no Colégio Estadual Wolff Klabin, em Telêmaco Borba, Paraná. Neste trabalho de conclusão de curso, discutimos sobre a importância da inclusão digital e do software livre para a escola pública, destacando a necessidade do aprendiz em conhecer as leis de direitos autorais, de utilizar a tecnologia da informação e da comunicação com ética. Apresentamos uma breve história da tecnologia na educação discutindo a inserção destes recursos especialmente no Estado do Paraná e a sua importância para a inclusão digital dos cidadãos deste Estado, através da educação. O desenvolvimento do projeto de aprendizagem na escola pública proporcionou a apropriação de várias tecnologias e metodologias pelos estudantes, professor parceiro e estagiário. Os principais recursos tecnológicos utilizados durante a aplicação do projeto de aprendizagem na escola são apresentados com comentários, analisando sua importância e viabilidade no processo ensino-aprendizagem. Relatamos os encontros, suas atividades, discussões e avaliações. Esta metodologia proporciona ao aprendiz a apropriação de conhecimentos naturalmente, durante o processo de pesquisa.


Palavras-chave: Projeto de Aprendizagem – Tecnologias da Informação e Comunicação – Metodologias Pedagógicas