Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

terça-feira, outubro 30, 2007

Apresentação do TCC

O presente trabalho é fruto das pesquisas e reflexões realizadas no decorrer do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem. Temos a pretensão de refletir sobre a práxis, tendo em vista a oportunidade de acompanhamento, com o sistema de tutoria a distância que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal do Espírito Santo nos ofereceram durante este curso e a aplicação de Projetos de Aprendizagem.
Pretendemos analisar os recursos on-line que facilitam a construção de novos conhecimentos, bem como a importância da inclusão digital da população brasileira; apresentar sugestões de softwares e metodologias que podem ser utilizadas na sala de aula para a aprendizagem de diversos conceitos; relatar a aplicação e análise da metodologia de Projetos de Aprendizagem com alunos de uma escola pública no Estado do Paraná.
Este trabalho tem por base a pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul sobre Projetos de Aprendizagem, aplicada inicialmente com os cursistas desta especialização, em ambiente on-line com tutores à distância. O nosso grupo pesquisou sobre o processo de memorização, onde aprendemos todos os recursos e a fundamentação teórica que embasou nossa prática. Os demais módulos do curso fundamentaram e enriqueceram nossa formação pedagógica.
Aplicamos a metodologia de Projetos de Aprendizagem com uma turma de estudantes do 4ª ano do Curso de Formação de Docentes, na Modalidade Normal, no período de 20/03/2007 à 15/05/2007, no Colégio Estadual Wolff Klabin, em Telêmaco Borba, Paraná. A atividade foi presencial com algumas orientações a distância, realizada em 27 horas/aula. A construção do conhecimento será descrita nos capítulos do presente trabalho, sendo apresentado cada um dos recursos utilizados.
O trabalho está dividido em capítulos temáticos, inicialmente, no Capítulo 2, discutimos sobre a importância da inclusão digital e do software livre para a escola pública. Destacamos no Capítulo 3 a necessidade do aprendiz em conhecer as leis de direitos autorais, de utilizar a tecnologia da informação e da comunicação com ética.
Apresentamos no Capítulo 4 uma breve história da tecnologia na educação analisando a inserção destes recursos especialmente no Estado do Paraná e a sua importância para a inclusão digital dos cidadãos deste Estado, através da educação. O uso das tecnologias na educação data inicialmente na década de 40, evoluindo os recursos e a concepção metodológica aos dias atuais, ganhando muita importância com as novas pesquisas na área da aprendizagem.
O desenvolvimento do projeto de aprendizagem na escola pública, apresentado no Capítulo 5, proporcionou a apropriação de várias tecnologias e metodologias pelos estudantes, professor parceiro e estagiário. Na oportunidade os aprendizes escolheram os temas que consideram importância e interessantes para sua vivência, organizados em grupos, levantam suas certezas temporárias e dúvidas provisórias.
Os principais recursos tecnológicos utilizados durante a aplicação do projeto de aprendizagem na escola, como a escrita colaborativa no ambiente Wiki, a técnicas de mapas conceituais, utilizando o software free Cmap Tools, a edição de Diários de Bordo, entre outros, são apresentados com comentários, analisando sua importância e viabilidade no processo ensino-aprendizagem.
Relatamos, no Capítulo 6, os encontros, suas atividades, discussões e avaliações. Este processo de construção do conhecimento foi registrado em um servidor do pbwiki, com o seguinte endereço http://www.projetodeaprendizagem.pbwiki.com/, o qual sugerimos que o leitor acesse e acompanhe as produções registradas pelos participantes da pesquisa, durante a leitura deste trabalho.
Esta metodologia de aprendizagem proporciona ao estudante a apropriação de conhecimentos naturalmente, durante o processo de pesquisa.
Consideramos importante colocar no Apêndice I os documentos e textos distribuídos aos aprendizes, durante na aplicação do projeto na escola. No apêndice II o leitor poderá observar as produções dos grupos em relação aos micro-artigos sobre o Projeto de Aprendizagem.