Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

sexta-feira, abril 06, 2007

PROA 5 - ATIVIDADE 3

ATIVIDADE 3

Leitura da entrevista O papel das novas tecnologias na escola, com o professor italiano Pier Cesar Rivoltella, capturado em:http://www.aurora.ufsc.br/artigos/entrevista_rivoltella.htm em 18/07/2006

Atividade: criar pelo menos duas outras perguntas que poderiam ser feitas a esse pesquisador. Disponibilizar em Biblioteca Material do Aluno, até o final da terceira semana.

1) Como poderia ser a organização curricular, com a inserção das novas tecnologias na educação, uma vez que percebemos que a atual configuração curricular (disciplinar, anual, seriado, p/ hora/aula, com 200 dias letivos e 800 horas anuais) está esfacelando o trabalho educativo?

2) Foi mencionado que os professores tradicionais poderiam delegar a gestão das novas tecnologias a outras figuras e a outros papéis, no que se refere a Educação à distância. Gostaria que fosse detalhado este posicionamento.

3) Seria interessante ter mais informações sobre as pesquisas realizadas por Rivoltella, principalmente a de Mídia apropriação.

4) Foi destacado no texto que a tecnologia poderia estar formando uma classe de “excluídos da tecnologia”. Questiono: a tecnologia não um instrumento poderoso a favor dos excluídos, uma vez que o acesso a rede on-line pode ser realizada de qualquer lugar, de um telecentro, de uma escola, de uma favela?