Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

quarta-feira, abril 18, 2007

Terceiro Encontro PA


Estamos quase finalizando o PA. Hoje foi uma tarde de muitos acertos. Temos trabalhado no laboratório de informática das 13h30min às 17h30min. Tenho observado que os alunos cansam muito quando ficam o tempo todo pesquisando sobre um único tema. Apesar que, o nosso maior problema é a conexão, cai toda hora, está muito lenta. Isto desanima, pois é necessário ficar esperando um tempão abrir a página. Estamos em uma fase de transição da adsl para a fibra ótica. O modem da escola queimou e estamos utilizando um emprestado pela vice-diretora (não tem o roteador e não é próprio para redes grandes), explicando ....
Mesmo com estas dificuldades observei que os alunos estão contentes com o trabalho. Tenho colocado orientações em suas páginas para facilitar o entendimento, afinal a fundamentação teórica que o grupo recebeu sobre o PA foi muito pequena.
Hoje os grupos procuraram escrever seu diário de bordo, sistematizar melhor o relatório de pesquisa. Muitos ficaram horas procurando material adequado para colocar na página, e com a conexão lenta, demorou muito, por este motivo os textos não são grandes.
Tivemos um problema sério, um dos grupos teve sua apresentação apagada, mas olhando no histórico da página, percebi que não teve a edição de outras pessoas. Preciso descobrir como recuperar só uma página no wiki.
Ficou acordado que na próxima semana encerramos o PA, com a construção de um novo mapa conceitual, o preenchimento da auto-avaliação. Pretendo fazer uma discussão dos usos e possibilidades do PA em séries iniciais do ensino fundamental.
Tenho observado muito as diferenças entre os alunos, no que se refere ao desejo de aprender, de terminar logo, de ficar na internet em sites que não são do tema proposto, em simplesmente desligar de tudo e ficar só de corpo presente, mas também do empenho em fazer bem feito, em buscar alternativas de pesquisas, em querer inovar, deixar a página bem legal e animada, no troca idéias entre eles, no respeito a idéia e concepções do outro.
Tenho trabalhado muito, durante as aulas orientando individualmente os grupos ou uma necessidade específica do aluno, fora do horário acompanhando a acertando os erros das páginas, de forma todos possam ter acesso a todas as informações. Realmente não dá tempo de ler as postagens em sala de aula.
Senti que deveria ter um momento para trabalhar melhor os recuros que cada programa oferece, tipo a wiki, o cmap tools, a pesquisa na internet... Não tínhamos opção, com apenas 4 semanas de atividade fica difícil querer fazer tudo, foi necessário escolher o que fazer. Desta forma demos preferência a pesquisa e ao método do PA propriamente dito.
Tenho aprendido muito sobre a escrita colaborativa, muitas idéias perambulam por minha mente. Me falta tempo para escrevê-las...
Estou tão viciada em wiki que nem mais gosto muito do blog, acho a wiki mais interativa, fácil de editar, você pode fazer tudo o que quiser lá. Se bem que cada um tem a sua função. Já criei uma wiki para as atividades de prática de ensino do curso de magistério, para outro PA que vou fazer com a 1ª série com um tema direcionado para inteligências múltiplas, criei outro para o curso de Estágio e Avaliação em Curitiba (as professoras da UEL adoraram a idéia e já criaram wiki para suas atividades na universidade), onde o pessoal vai poder interagir e postar suas pesquisas até o próximo encontro. Tudo com link no side bar. Preciso ir dormir, tenho 10 aulas amanhã....
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