Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

sexta-feira, abril 06, 2007

PROA 05 - ATIVIDADE 4

ATIVIDADE 4

Leitura do texto Educação e Cybercultura de Pierre Lévy, capturado em:Capturado em: http://www.sescsp.org.br/sesc/images/upload/conferencias/29.rtf, em 18 de julho de 2006

Atividade: destacar um tópico que considera fundamental no texto. Disponibilizar em Biblioteca Material do Aluno, até o final da quarta semana.

Devido ao fato de que essas tecnologias intelectuais, sobretudo as memórias dinâmicas, são objetivadas em documentos numéricos (digitais) ou em softwares disponíveis em rede (ou de fácil reprodução e transferência), elas podem ser partilhadas entre um grande número de indivíduos, incrementando, assim, o potencial de inteligência coletiva dos grupos humanos. [...]
Assim sendo, tornam-se necessárias duas grandes reformas dos sistemas de educação e formação. Primeiro, a adaptação dos dispositivos e do espírito do aprendizado aberto e à distância (AAD) no cotidiano e no ordinário da educação. É verdade que o AAD explora certas técnicas do ensino à distância, inclusive a hipermídia, as redes interativas de comunicação e todas as tecnologias intelectuais da cybercultura. O essencial, porém, reside num novo estilo de pedagogia que favoreça, ao mesmo tempo, os aprendizados personalizados e o aprendizado cooperativo em rede. Nesse quadro, o docente vê-se chamado a tornar-se um animador da inteligência coletiva de seus grupos de alunos, em vez de um dispensador direto de conhecimentos.

O texto de Pierre Lévy é muito interessante e apresenta uma discussão da necessidade de utilizarmos a educação e cybercultura numa nova dimensão de aprendizagem e de apropriação do conhecimento. Precisamos romper as barreiras do ensino tradicional e tecnicista, muito arraigada na educação brasileira.