Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

domingo, abril 29, 2007

PLANO DE PESQUISA PARA O TCC

Prof. Rosângela Menta Mello - rosangelamenta@gmail.com

Orientador: Davidson Cury - dede@inf.ufes.br

Atividade prática - Projeto de aprendizagem

Proposta para o TCC

Tema:

Tecnologia da informação e comunicação propondo alternativas de aprendizagem escolar

Objetivos:

  1. Apresentar as tecnologias da informação e comunicação que podem estar a servido da educação e da inclusão digital.
  2. Analisar os recuros online que facilitam a construção de novos conhecimentos.
  3. Apresentar sugestões de softwares e metodologias que podem ser utilizadas na sala de aula para a aprendizagem de diversos conceitos.
  4. Discutir a importância da mudança de paradigma na organização curricular da rede pública do Estado do Paraná.

Roteiro para os capítulo do TCC:

  1. Introdução
  2. A inclusão digital pelo software livre
  3. A questão dos direitos autorais e a ética
  4. A alfabetização digital e o apropriamento dos recursos on-line através de projetos de aprendizagem
  5. Metodologias de aprendizagem sugeridas
    1. Mapas Conceituais
    2. Escrita colaborativa
    3. Pesquisa on-line
  6. Socializando idéias
    1. Comunidades virtuais
    2. Diário de bordo
    3. Blog
  7. Sugestão de sites e softwares
  8. Considerações finais

Nossas primeiras leituras para a construção do TCC:

1. BUZAN, Tony. Mapas mentais e sua elaboração. São Paulo: Cultrix, 2005.
2. FREIRE, Fernanda Maria Pereira; VALENTE, José Armando (orgs.) Aprendendo para a vida: os computadores na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2001.
3. GOMEZ, Margarita Victória. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez, 2004.
4. HEIDE, Ann; STILBORNE, Linda. Guia do professor para internet. Porto Alegre: Artmed, 2000.
5. MAGDALENA, Beatriz Corso; COSTA, Íris Elisabeth Tempel. Internet na sala de aula: com a palavra os professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.
6. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Integração das tecnologias na educação. Brasília: MEC/SEED, 2005. (Salto para o futuro)
7. NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Corpo e alma da informática: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Médio.São Paulo: Érica, 2000.
8. OLIVEIRA NETTO, Alvin Antônio de. Interação humano computador: modelagem e gerência de interfaces com o usuário. Florianópolis: Visualbooks, 2004.
9. OROFINO, Maria Isabel. Mídias e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez, 2005.
10. SCHITTINE, Denise. Blog: comunicação e escrita íntima na internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
11. SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (org.) Software livre e a inclusão digital. São Paulo: Conrad Ed. Do Brasil, 2003.
12. TAJRA, Sanmya Feitosa Internet na educação: o professor na era digital. São Paulo: Érica, 2002.
13. _____. Comunidades virtuais: um fenômeno da sociedade do conhecimento. São Paulo: Érica, 2002.

Observações:

Pretende-se construir um texto, com base nos referenciais teóricos estudados durante o curso de especialização e demais teorias estudadas no decorrer de nossa vivência pedagáogica, de forma que seja permeada pelas reflexões da aplicação do projeto de aprendizagem na escola.

Aguardo sugestões...