Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

sexta-feira, abril 06, 2007

PROA 5 - Atividade 5

ATIVIDADE 5

Leitura do texto da mesa-redonda Meios de comunicação: a responsabilidade na educação, capturado em http://www.sescsp.org.br/sesc/images/upload/conferencias/49.rtf,em 18/07/2006.

Atividade: cada cursista deverá selecionar um destes tópicos para elaborar um comentário crítico (de um parágrafo). Disponibilizar em Biblioteca Material do Aluno, até o final da sexta semana.
Tópico 5: TV e práticas escolares.

Escolhi este tema, pois acredito que tudo é escola, tudo é educação e a televisão é, talvez, a escola mais poderosa de um páis. Apesar da TV brasileira te tratar como um alienado mental, impondo idéias e atitudes, incentivando o consumo desenfreado, invertendo valores morais, podemos dizer que tem programas educativos, no bom sentido da palavra, de cultura (não só a da classe dominante), mas que também questiona as diferenças culturais, sociais, de credo, enfim todas as formas de discriminação. O brasileiro assiste TV, tanto tempo quanto está na escola ou mais, aprende com os comerciais, não se espanta mais diante da violência e da corrupção nacional, sensibiliza-se diante dos programas de novelas e, até mesmo do voyerismo estimulado pelo big blother... Dentro da escola percebe-se que muito educadores não percebem estas questões, são tão alienados, frutos da mídia, que perderam completamente a sua individualidade, discutem futilidades, agora vem a questão: como posso dialogar com os alunos sobre a alienação imposta pela TV se sou alienado? Não posso dar aquilo que não tenho!