Iniciando as atividade de Metodologia da Problematização da Praxis com meus alunos de Formação de Docentes
Diário de bordo da aplicação da Metodologia da Problematização do Ensino com a temática de gestão escolar.
18/04/2007 - Hoje iniciamos esta metodologia com os alunos do 1º ano integrado de Prática de Ensino do Curso de Formação de Professores.
Inciamos com uma breve apresentação de charges sobre a escola brasileira, apresentando e discutindo situações da escola tradicional, escola tecnicista e uma proposta de uma visão mais aberta da educação, com posturas críticas.
Incentivei os alunos a relacionarmos no quadro de giz os principais problemas, que eles observam da nossa escola, levantando as causas, através de hipóteses dos alunos junto com os problemas. Um dos alunos fez as anotações no caderno, a qual passaremos a descrever a seguir.
PROBLEMAS LEVANTANDOS PELOS ALUNOS DO 1º ENA(1)
Problemas | Hipóteses |
Gazear aulas | Motivos: aulas chatas; professor que não sabe explicar; professor que não se relaciona bem com os alunos; professor que cobra muito e explica pouco; o aluno já conhece o discurso sobre gazear aula (então não se preocupa) |
Falta atividade extra-classe na escola | Falta momentos para conversa entre alunos e professores; falta festas juninas, com gincanas, danças; momento coletivo com todos os alunos diariamente; projetos de atividades coletivas (com outras turmas), para leituras, tipo gincana da matemática, para desenvolver as relações interpressoais; viagens/acampamentos; premiação para turmas |
Ficar comparando os alunos do Ensino Médio com Curso Normal | Deve-se falar direto com quem precisa ouvir |
Após estas discussões com a turma, apresentamos a proposta de levantarmos a opinião de pessoas que estavam presentes na escola, sobre os problemas e pontos fortes que a escola possui. No coletivo chegamos a definir o seguinte critério para a pesquisa:
Cada grupo de alunos anotou em caderno a opinião de funcionários (F), professores (P) e alunos (A):
Problemas | Solução |
Ponto forte | Por quê |
Os alunos fizeram a pesquisa no período das 15h25min às 16h30min, incluindo o horário de recreio, onde puderam conversar com alunos do ensino fundamental e médio que estavam presentes na escola.
Passamos a fazer o relato completo dos problemas no quadro de giz, deixamos as soluções, pontos fortes e comentários sobre o por quê, para a próxima aula.
Os problemas levantados na pesquisa foram
F | Desrespeito dos alunos com funcionários |
F | Os funcionário ficam dando palpite no trabalho dos colegas |
F e A | Banheiros sujos |
F e A | Falta ventiladores, interruptores na sala de aula |
F e P | Indisciplina |
F e P | Falta envolvimento da família com o aluno |
P | Falta interesse dos alunos no estudo |
P | Os alunos se atrasam para as aulas |
P | Alunos brincam durante as aulas |
P | Falta de professores |
P | Falta organização pedagógica |
P e A | Barulho na quadra |
P | Salas numerosas |
A | Desrespeito aos professores |
A | Falta de liberdade no modo de se vestir |
A | Falta segurança |
A | Lanche pouco variado |
A | Falta atividade extra-classe |
A | Falta espelho nos banheiros |
A | Falta educação dos funcionários com os alunos |
A | Professores pegam no pé do aluno |
A | Falta variar os recursos tecnológicas na sala de aula |
A | Falta respeito entre alunos |
A | Tem professor que não explica e/ou não dá conteúdo na aula |
A | Educação fraca |
A | Briga e bagunça na escola |
Depois de listados os problemas, os alunos escolheram qual seria o problema que gostariam de pesquisar, ou seja, conhecer melhor o tema, compreender por que isto ocorre em nossa escola. O tema mais votado foi indisciplina, seguido de falta de interessse dos alunos no estudo, falta de envolvimento da família com o aluno e falta de organização pedagógica. O grupo optou por estudar a indisciplina, pois ela envolve os demais temas.
Foi muito interessante, logo após as discussões e escolha do tema mais relevante, a aluna Amanda concluiu que este tema se relaciona com os demais, influenciando o comportamento dos alunos e dos professores.
Toda a atividade foi gravada, para facilitar a sua descrição do artigo que escreveremos posteriormente.
19/04/2007 - Inciamos as atividades de Metdologia da Problematização da Praxis com a turma 1 ENA(2).
Os procedimentos para fundamentação teórica/discussões sobre os modelos básicos de escola foram discutidos com a turma. A seguir estudamos o roteiro da metodologia. Juntos com a turma discutimos sobre a nossa escola: como ela é? o que há de bom? o que precisa melhorar? o que é um problema científico (esclarecendo que o problema pode ser positivo ou negativo). Propomos a pesquisa de opinião com os demais alunos para levantar os seguintes aspectos:
Pontos fracos | Sugestão para melhoria |
Pontos fortes | por quê considera bom |
A turma já estava entusiasmada, pois haviam conversado com os alunos de ontem, estavam ansiosos para iniciar a pesquisa, mas diante dos problemas levantados pela turma anterior, sugerimos que este grupo se focalizasse nos pontos fortes da escola. O grupo considerou a idéia ótima.
Saíram para pesquisa as 15h30min e ficaram até 16h30min, sendo possível acompanhá-los, percebi que esta turma estava mais animada, trouxeram mais resultados, e realmente se empenharam em anotar as respostas.
Passamos o resultado de todos os pontos fortes levantados no quadro de giz, discutimos para chegarmos a um consenso sobre o tema que teria teorizado dentro da proposta. O grupo não quiz abrir mão da escolha, desta forma acabamos ficando com três temas:
- Os professores foram considerados pontos fortes
- Muitos alunos consideram que os garotos e garotas da escola são o ponto forte do CEWK (decimos estudar este aspecto da adolescência)
- A educação física é muito valorizada.
Depois de formado os grupos, cada um discutiu na equipe os
- PONTOS CHAVES
- Identificá-los no problema:
- Quais as suas possíveis causas
- Quais seus possíveis determinantes contextuais
- Quais seus componentes e seus desdobramentos
Tema: Professor
Grupo de pesquisa:
- Anabel de Souza Proença
- Dayane Cordeiro
- Gustavo Miguel
- Jéssica Haiduk
- Domínio da matéria de trabalho
- Respeito aos alunos
- Dar o exemplo
- Respeito aos limites dos alunos
- Quando ensina bem.
- Relação boa com os alunos fora da sala de aula
- Respeita as diferenças
- Quando coordena bem as atividades pedagógicas
- Quando sabe organizar os horários
Grupo:
- Daniele Lima
- Angélica
- Bruna Ezuele
- Érica
- Jéssica de Lima Oliveira
- Jamile
- Welen
- Luiz Fernando
- Bruna Melo
- A aparência das pessoas
- A sexualidade e a educação
Grupo:
- Jhenniffer S. Barbosa
- Keyse Dayane Ramos
- Natalia Mendes
- Bom ensino
- Faz bem para o corpo
- Relaxa
- Disciplina
- Coordenação motora
- Apreende vários esportes
- Bom para saúde
- Ótimos professores
- Um esporte para a vida (voleibol, futebol, basquete, etc.)
- Uma das melhores aulas.
1 Comments:
Oi!deu saudade e resolvi dar uma passada por aqui. Parabéns seu blog esta maravilhoso.O meu já quase nem atualizo, viciei na wiki...rsrs.
Estava elndo as postagens sobre esse trabalho c as turmas de pratica de ensino e fiquei "babando".Que excelente trabalho! Poderá inclusive ajudar muitas escolas a analisar suas realidades.
Parabéns e um bj no seu coração
By
gisele, at 2:53 PM
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