Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

quinta-feira, abril 19, 2007

Iniciando as atividade de Metodologia da Problematização da Praxis com meus alunos de Formação de Docentes

Diário de bordo da aplicação da Metodologia da Problematização do Ensino com a temática de gestão escolar.

18/04/2007 - Hoje iniciamos esta metodologia com os alunos do 1º ano integrado de Prática de Ensino do Curso de Formação de Professores.

Inciamos com uma breve apresentação de charges sobre a escola brasileira, apresentando e discutindo situações da escola tradicional, escola tecnicista e uma proposta de uma visão mais aberta da educação, com posturas críticas.
Incentivei os alunos a relacionarmos no quadro de giz os principais problemas, que eles observam da nossa escola, levantando as causas, através de hipóteses dos alunos junto com os problemas. Um dos alunos fez as anotações no caderno, a qual passaremos a descrever a seguir.

PROBLEMAS LEVANTANDOS PELOS ALUNOS DO 1º ENA(1)

ProblemasHipóteses
Gazear aulasMotivos: aulas chatas; professor que não sabe explicar; professor que não se relaciona bem com os alunos; professor que cobra muito e explica pouco; o aluno já conhece o discurso sobre gazear aula (então não se preocupa)
Falta atividade extra-classe na escolaFalta momentos para conversa entre alunos e professores; falta festas juninas, com gincanas, danças; momento coletivo com todos os alunos diariamente; projetos de atividades coletivas (com outras turmas), para leituras, tipo gincana da matemática, para desenvolver as relações interpressoais; viagens/acampamentos; premiação para turmas
Ficar comparando os alunos do Ensino Médio com Curso NormalDeve-se falar direto com quem precisa ouvir

Após estas discussões com a turma, apresentamos a proposta de levantarmos a opinião de pessoas que estavam presentes na escola, sobre os problemas e pontos fortes que a escola possui. No coletivo chegamos a definir o seguinte critério para a pesquisa:

Cada grupo de alunos anotou em caderno a opinião de funcionários (F), professores (P) e alunos (A):

ProblemasSolução
Ponto fortePor quê

Os alunos fizeram a pesquisa no período das 15h25min às 16h30min, incluindo o horário de recreio, onde puderam conversar com alunos do ensino fundamental e médio que estavam presentes na escola.

Passamos a fazer o relato completo dos problemas no quadro de giz, deixamos as soluções, pontos fortes e comentários sobre o por quê, para a próxima aula.

Os problemas levantados na pesquisa foram

FDesrespeito dos alunos com funcionários
FOs funcionário ficam dando palpite no trabalho dos colegas
F e ABanheiros sujos
F e AFalta ventiladores, interruptores na sala de aula
F e PIndisciplina
F e PFalta envolvimento da família com o aluno
PFalta interesse dos alunos no estudo
POs alunos se atrasam para as aulas
PAlunos brincam durante as aulas
PFalta de professores
PFalta organização pedagógica
P e ABarulho na quadra
PSalas numerosas
ADesrespeito aos professores
AFalta de liberdade no modo de se vestir
AFalta segurança
ALanche pouco variado
AFalta atividade extra-classe
AFalta espelho nos banheiros
AFalta educação dos funcionários com os alunos
AProfessores pegam no pé do aluno
AFalta variar os recursos tecnológicas na sala de aula
AFalta respeito entre alunos
ATem professor que não explica e/ou não dá conteúdo na aula
AEducação fraca
ABriga e bagunça na escola

Depois de listados os problemas, os alunos escolheram qual seria o problema que gostariam de pesquisar, ou seja, conhecer melhor o tema, compreender por que isto ocorre em nossa escola. O tema mais votado foi indisciplina, seguido de falta de interessse dos alunos no estudo, falta de envolvimento da família com o aluno e falta de organização pedagógica. O grupo optou por estudar a indisciplina, pois ela envolve os demais temas.

Foi muito interessante, logo após as discussões e escolha do tema mais relevante, a aluna Amanda concluiu que este tema se relaciona com os demais, influenciando o comportamento dos alunos e dos professores.

Toda a atividade foi gravada, para facilitar a sua descrição do artigo que escreveremos posteriormente.

19/04/2007 - Inciamos as atividades de Metdologia da Problematização da Praxis com a turma 1 ENA(2).

Os procedimentos para fundamentação teórica/discussões sobre os modelos básicos de escola foram discutidos com a turma. A seguir estudamos o roteiro da metodologia. Juntos com a turma discutimos sobre a nossa escola: como ela é? o que há de bom? o que precisa melhorar? o que é um problema científico (esclarecendo que o problema pode ser positivo ou negativo). Propomos a pesquisa de opinião com os demais alunos para levantar os seguintes aspectos:

Pontos fracosSugestão para melhoria
Pontos fortespor quê considera bom

A turma já estava entusiasmada, pois haviam conversado com os alunos de ontem, estavam ansiosos para iniciar a pesquisa, mas diante dos problemas levantados pela turma anterior, sugerimos que este grupo se focalizasse nos pontos fortes da escola. O grupo considerou a idéia ótima.
Saíram para pesquisa as 15h30min e ficaram até 16h30min, sendo possível acompanhá-los, percebi que esta turma estava mais animada, trouxeram mais resultados, e realmente se empenharam em anotar as respostas.
Passamos o resultado de todos os pontos fortes levantados no quadro de giz, discutimos para chegarmos a um consenso sobre o tema que teria teorizado dentro da proposta. O grupo não quiz abrir mão da escolha, desta forma acabamos ficando com três temas:

  1. Os professores foram considerados pontos fortes
  2. Muitos alunos consideram que os garotos e garotas da escola são o ponto forte do CEWK (decimos estudar este aspecto da adolescência)
  3. A educação física é muito valorizada.

Depois de formado os grupos, cada um discutiu na equipe os

  • PONTOS CHAVES
    • Identificá-los no problema:
    • Quais as suas possíveis causas
    • Quais seus possíveis determinantes contextuais
    • Quais seus componentes e seus desdobramentos
Ficando desta forma o levantamento dos alunos:

Tema: Professor
Grupo de pesquisa:

  • Anabel de Souza Proença
  • Dayane Cordeiro
  • Gustavo Miguel
  • Jéssica Haiduk
Hipóteses (pontos chaves):
  • Domínio da matéria de trabalho
  • Respeito aos alunos
  • Dar o exemplo
  • Respeito aos limites dos alunos
  • Quando ensina bem.
  • Relação boa com os alunos fora da sala de aula
  • Respeita as diferenças
  • Quando coordena bem as atividades pedagógicas
  • Quando sabe organizar os horários
Tema: Adolescência
Grupo:
  • Daniele Lima
  • Angélica
  • Bruna Ezuele
  • Érica
  • Jéssica de Lima Oliveira
  • Jamile
  • Welen
  • Luiz Fernando
  • Bruna Melo
Hipóteses (pontos chaves):
  • A aparência das pessoas
  • A sexualidade e a educação
Tema: Educação Física
Grupo:
  • Jhenniffer S. Barbosa
  • Keyse Dayane Ramos
  • Natalia Mendes
Hipóteses (pontos chaves):
  • Bom ensino
  • Faz bem para o corpo
  • Relaxa
  • Disciplina
  • Coordenação motora
  • Apreende vários esportes
  • Bom para saúde
  • Ótimos professores
  • Um esporte para a vida (voleibol, futebol, basquete, etc.)
  • Uma das melhores aulas.

1 Comments:

  • Oi!deu saudade e resolvi dar uma passada por aqui. Parabéns seu blog esta maravilhoso.O meu já quase nem atualizo, viciei na wiki...rsrs.
    Estava elndo as postagens sobre esse trabalho c as turmas de pratica de ensino e fiquei "babando".Que excelente trabalho! Poderá inclusive ajudar muitas escolas a analisar suas realidades.
    Parabéns e um bj no seu coração

    By Blogger gisele, at 2:53 PM  

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