Diário de Bordo - Curso de Especialização/UFRGS

domingo, abril 29, 2007

Reflexões sobre os mapas conceituais

Olá amigos.

Inciamos as atividades do PA no dia 20/03 com as discussões dos temas propostos pelos alunos e no dia 27/03 a construção da primeira versão do mapa conceitual.

Tivemos muitos problemas com os micros (são antigos, pentium 100 com 64mb e AMD400 com 32mb), a conexão está lenta porque queimou o modem pela quarta vez, então a escola está usundo um doada por uma professora - sem o roteador.

Tentamos instalar várias versões do cmap tools, mas a única que funcionou foi a 2.9, os alunos construíram o mapa conceitual com relativa facilidade, apesar de estar em inglês.

Observei que a medida que o grupo estabelece em torno de 10 conceitos-idéias sobre o tema fica bem mais fácil de construir. Levei um banner que apresentei no Seminário Estadual de Filosofia, sobre o uso de mapas conceituais, o que facilitou muito a construção. Os alunos ficam animados com a possibilidade de mudança de cores, efeitos, mas pena que nesta versão não tenha as setas.

No dia 24/04 construímos a segunda versão do mapa conceitual, o que foi interessante o interesse do grupo em fazer uma apresentação bem organizada. Orientei sobre a necessidade de apresentar os conceitos chaves apreendidos no decorrer da pesquisa, sobre a importância de se esclarecer no mapa a questão central da pesquisa, suas dúvidas e certezas. Discuti com os alunos o uso do mapa, também, como forma de avaliar a construção do conhecimento. Os alunos observaram que é muito mais interessante esta forma de avaliação do que ficar fazendo avaliações formais.

Também utilizei uma ficha de auto-avaliação, para que os grupos expressassem seu perfil na construção do PA.

Estão sendo postados os trabalhos dos alunos nos respectivo blog de cada PA, inclusive os mapas conceituais.

Posso dizer que o wiki está cada vez mais versátil. Estas novas alterações no programa facilitaram muito a escrita colaborativa. Tanto que os alunos adoraram este projeto. Podemos dizer que acabamos viciando nele, no bom sentido, sempre queremos entrar e postar coisas novas, dar uma ajeitadinha aqui e ali, postar novidades, refazer o que não ficou tão bom.

Organizamos nosso trabalho centrado em uma única wiki, com páginas para todos os pa, com link no sidebar. em cada PA colocamos um menu superior para facilitar o acesso a todas páginas do grupo, da mesma forma que todos puderam comentar e postar sugestões nos PA dos demais grupos.

A dificuldade encontrada se deve ao pouco tempo para a construção do PA, da exploração dos recusos dos mapas conceituais, da wiki, do trabalho com imagens, das pesquisas online e bibliográficas. A nossa organização curricular disciplinar é muito fechada.

O que facilitou foi o uso do horário de prática de ensino para o desenvolvimento do PA, foram 6 semanas de intensivo trabalho coletivo.

Gostaria que os colegas visitassem nossas atividades.

Endereço: http://projetodeaprendizagem.pbwiki.com/

Um grande abraço a todos.